Caroço ou bolinha na vagina: o que pode ser (e como tratar)
Um caroço ou bolinha na vagina é quase sempre sinal de inflamação das glândulas de Bartholin ou de Skene, que ajudam a lubrificar o canal vaginal. No entanto, também pode ter causas mais simples, como um pelo encravado ou uma espinha, por exemplo.
Se o caroço causar sintomas como coceira, queimação ou dor, pode ainda indicar outros problemas mais sérios, que precisam de tratamento médico, como varizes, herpes ou até câncer.
Dessa forma, sempre que surge uma alteração na região vaginal, que demora mais do que 1 semana para desaparecer ou causa muito desconforto, deve-se consultar o ginecologista para identificar a causa e iniciar o tratamento adequado.
10 causas de caroço ou bolinha na vagina
1. Pelo encravado ou foliculite
O pelo encravado ou a foliculite podem causar o surgimento de uma pequena espinha ou caroço avermelhado que dói e que pode ter a região central esbranquiçada, devido ao acúmulo de pus debaixo da pele.
Geralmente, o pelo encravado ou a foliculite são causados por depilação íntima com cera, pinça ou lâmina, por exemplo.
Como tratar: aplicar uma compressa morna na região e evitar usar calcinhas ou roupas apertadas. Caso a dor piore ou a região fique muito quente ou inchada, deve-se ir ao ginecologista para avaliar a necessidade de usar uma pomada antibiótica. É importante não espremer a bolinha ou o caroço por conta própria, pois pode espalhar a infecção.
2. Espinha na região íntima
Embora não seja muito comum, a espinha pode surgir grande e inflamada na região da vulva, virilha, na entrada da vagina ou nos grandes ou pequenos lábios vaginais causando dor e desconforto.
Como tratar: não se deve tentar espremer a espinha ou usar qualquer remédio ou cosmético sem o conhecimento médico. Assim, é importante ir ao ginecologista que pode indicar o uso de pomadas corticoides ou antibióticos, como cefalexina.
3. Furúnculo
O furúnculo é uma infecção causada por bactérias, causando um caroço com pus que pode crescer ao longo do tempo, e surgir na virilha, nos grandes lábios ou na entrada da vagina.
Outros sintomas de furúnculo são dor, aumento da temperatura local, vermelhidão e sensibilidade ao toque.
Como tratar: o tratamento deve ser feito com orientação do ginecologista que pode indicar o uso de compressas mornas ou antibióticos na forma de pomada ou comprimidos. Em alguns casos, o ginecologista pode recomendar a realização da drenagem do pus do furúnculo.
4. Bartolinite
A inflamação das glândulas de Bartholin, chamada bartolinite, pode causar o surgimento de um caroço ou cisto com pus em apenas um lado dos lábios vaginais perto da abertura do canal vaginal.
A glândula de Bartholin pode inflamar devido a infecções bacterianas, geralmente causada por má higiene, múltiplos parceiros sexuais e não utilização de preservativo nas relações sexuais, por exemplo.
Como tratar: deve-se consultar o ginecologista que pode indicar o uso de remédios anti-inflamatórios o analgésicos pra aliviar os sintomas ou antibióticos para eliminar bactérias.